Apresentado a realidade dos surdos


Por Bárbara Barros, Lyara Munt, Madysson Weslley e Taynã Gomes*

Switched at Birth é uma série americana produzida e apresentada pelo canal ABC Family. No Brasil a série pode ser conferida no canal Sony às 22h, toda segunda-feira. Mas o que essa série apresenta de diferente? Bom, isso é simples, ela apresenta a realidade da surdez de forma empática e real para seus telespectadores.
O enfoque da trama é a relação entre as duas adolescentes (Bay e Daphne) que foram trocadas de família ao nascer, por causa de um engano do hospital. Aos três anos Daphne contraiu meningite e ficou surda devido à doença. Já Bay tem o sonho de ser uma grande artista.
Ao descobrir o erro que foi cometido as duas famílias se encontram e o choque cultural começa. Sim, mesmo as duas morando no mesmo país e estado, há um choque entre as culturas dos ouvintes e dos surdos. Daphne encontrou sua família biológica, mas se sente incapaz de se comunicar perfeitamente com eles, devido a sua deficiência. Deficiência essa que é tratada com ignorância – no sentido de não saber como lidar – por parte de seus “novos parentes”.
A série não menospreza e não trata como “coitadinhos” os surdos, pelo contrário, ela faz questão de mostrar esse universo que é muitas vezes ignorado por nós, ouvintes. Daphne usa o telefone, escuta música, vai para escola (de surdos) de moto e vive tão bem quanto Bay.
No decorrer da série, porém, vemos a evolução da família de Daphne, que param de tratá-la como incapaz e começam a aprender Libras para melhor se comunicar com a adolescente. É importante frisarmos que as dificuldades que Daphne enfrenta ocorrem devido ao despreparo que a família e a pessoas desse “novo universo” têm diante dos surdos e a série é pioneira ao mostrar esses problemas que existem no nosso – surdos e ouvintes – mundo.

Segue o trailer da série no link: http://www.youtube.com/watch?v=IUXROwcfcnU

*Bárbara Barros, Lyara Munt, Madysson Weslley e Taynã Gomes são estudantes do curso de Comunicação Social da Ufal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário