Estudantes DE ENFERMAGEM DA UFAL APRESENTAM PALESTRA NO CAS

Por Mariana Sarmento e Thamirys Nunes*

Na quarta-feira, dia 28 de fevereiro, o CAS recebeu alunos de enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que apresentaram uma palestra educativa sobre Hipertensão e Diabetes - Uma melhor qualidade de vida. A palestra foi direcionada para os pais dos alunos, com o objetivo de conscientizar que ambas as patologias à longo prazo podem produzir complicações que comprometerão a qualidade de vida de qualquer indivíduo.
Na oportunidade foram discutidas algumas questões apontadas pelos participantes sobre o sistema único de saúde em nosso país, especificamente em nosso Estado. Assuntos como a precariedade no atendimento as pessoas surdas foi motivo de indignação e exaltação pelos pais dos alunos. Muitos relataram fatos reais ocorridos com seus filhos e juntos refletiram como nosso sistema de saúde é falho.

A aluna de enfermagem Nilda Monteiro expôs questionamentos sobre hipertensão, a respeito dos malefícios causados pelo excesso de sal para nossa saúde. A mesma ensinou como devemos verificar nossa pressão e o que deve fazer em caso de uma pressão alta ou baixa. Segundo Nilda "quando os pais tem a oportunidade de se expressarem, todos mostram indignação com as dificuldades que enfrentam ao buscar atendimento na rede pública para seus filhos, o que inclui a burocracia envolvida para se conseguir um implante coclear o qual não é realizado em Alagoas. Devendo viajar para outro estado para obter tratamento’’.
Em seguida, o aluno Anderson Soares falou sobre a diabetes, no qual explicou como é desenvolvido o açúcar no organismo e como o mesmo, em excesso, pode trazer prejuízos à saúde. Também ensinou como é feito o cálculo do índice de massa corpórea, e assim, saber se os participantes estão levando uma vida saudável. O mesmo firma que "o esclarecimento sobre o que é saúde, índice de massa corpórea (IMC), algumas patologias e orientações a respeito da conduta dos pais diante de seus filhos e vida social foi essencial, pois evidenciamos a verdadeira essência do enfermeiro no cuidar. O objetivo foi concluído, de conscientizar os pais a respeito de uma qualidade de vida melhor, já que seus filhos necessitam dos seus cuidados, e assim, promover felicidade e bem-estar para ambos’’.
O papel da palestra não foi apenas oferecer conhecimento para manter uma vida saudável, mas principalmente conscientizar os pais que seus filhos necessitam de seus cuidados. Portanto, eles precisam cuidar deles também, pois só com saúde poderão cuidar bem dos seus filhos. Como também incentivar a luta pelo direito aos portadores de deficiência auditiva, e mostrar que todos são iguais perante a lei, seus filhos têm o mesmo direito, seja na área saúde ou educação. É preciso ter conhecimento dos direitos e lutar por eles a favor de uma inclusão social.

*Mariana Sarmento e Thamirys Nunes são estudantes do curso de Comunicação Social da Ufal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário